Ágora
Lugar de reflexão
domingo, 13 de novembro de 2011
obrigado Deus
"Deus lhe deu um presente de 86.400 segundos hoje. Você usou um para dizer obrigado?" (William Arthur Ward)
amar
"Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção."
(Antoine de Saint-Exupéry)
(Antoine de Saint-Exupéry)
professor
"Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma arvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma”. Jean Piaget
escola
"É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas idéias." [ Immanuel Kant ]
sábio!!!
"O sábio não se senta para lamentar-se, mas se põe alegremente em sua tarefa de consertar o dano feito." William Shakespeare
No caminho com Maiakóvski
“Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”
domingo, 10 de julho de 2011
O HOMEM E O TEMPO
Olá, vocês já perceberam que muitas pessoas em nosso cotidiano, e até mesmo nós, falam as seguintes frases: “a semana passou voando”, “o mês se foi”, “ nossa o natal chegou de novo”, “que isso o ano já acabou” parafraseando Rubens Alves o tempo foge, e como foge de nosso controle, criamos vários mecanismos e nada é capaz de controlar a fugacidade do tempo, hoje encontramos pessoas que são escravas do tempo, porque isso acontece? Será a consequência do nosso ativismo? Será que o problema é o tempo mesmo? Será que a culpa é nossa? Estas são as questões para o nosso diálogo.
Para iniciarmos nossa conversa é necessário entendermos quais são as dimensões ou formas que o homem criou para entender e marcar o tempo. Elas são as seguintes: a dimensão cíclica que pode ser exemplificada pelos conceitos de dia, noite, meses e estações; dimensões grandes e pequenas rupturas de tempos ou classificadas como eventos: natal, ano novo, nossos aniversários e até mesmo desastres e acontecimentos ruins que marcaram nossas vidas; a dimensão do tempo formal a mais simples: hora, minutos e segundos e a ultima dimensão é a dimensão que quase todas as pessoas não gostam a cumulativa representada pelo envelhecimento; esta última dimensão é a grande vilã das dimensões do tempo a qual ninguém pode fugir nem os mais bilionários, poderosos, bondosos, todos os homens da face da terra sofrem seus impactos.
O tempo como dimensão cumulativa é a questão que mais incomoda a todos nós, por várias questões; e principalmente em nossos dias de supervalorização da estética não queremos sofrer com os efeitos deste processo acumulativo.Em outras palavras, apesar de todo o desenvolvimento tecnológico a humanidade não conseguiu vencer um grande vilão - o envelhecimento - que é o impacto que o tempo faz com nosso organismo tanto internamente como exteriormente, mas a questão é que envelhecemos e não vemos, passam meses e anos e quando nós nos atemos além de parecer que foi muito rápido já é tarde de mais.Tal fato ocorre, e aí está o segredo que falta a todos nós entendermos o ciclo de nossas próprias vidas e pararmos de jogar a culpa no tempo.
O tempo aparentemente se tornou o senhor de nossas vidas: temos hora para acordar, para almoçar (quando temos tempo para isso) em especial para trabalhar, e assim este se torna o imperativo principal de nossas vidas, vivemos em função do tempo e das suas atividades demarcadas. Pensemos temos tempo para viver o hoje? Esta é pergunta crucial se soubermos respondê-la, o tempo não será mais o senhor de nossas vidas. Quem envelhece, quem vive, somos nós, devemos estar atentos a isso, não é o tempo que vive e nem é ele que interfere no nosso envelhecimento, somos nós que fazemos isso desde o surgimento da humanidade e devemos entender que o tempo não atua sobre nós, e sim nós que atuamos sobre nós mesmos, não sendo tempo o ator principal e sim um mero coadjuvante que devemos impor um script, no qual ele é um aliado, e não um inimigo.
O protagonista de nossas vidas somos nós e devemos entender que quase todas as ações que sofremos e efeito de reação de coisa que fizemos e o tempo é uma mera dimensão para organizarmos nossas ações e devemos entender que o tempo deve ser um escrevo nosso. Devemos determinar a ele que nas suas dimensões vamos aproveitar ao máximo para sermos felizes; aproveitando cada segundo para sermos protagonistas de nossas vidas e no fim dela não jogarmos a culpa no tempo ou em terceiros. Reconheceremos que somos nós os principais escritores de nossas historias e protagonistas da relação homem e tempo.
Prof. Marcos Bento
Assinar:
Postagens (Atom)