Como diz Kierkegaard (ABBAGNANO, 2000), “o cristianismo é uma mensagem existencial”. O cristianismo por ser um fenômeno complexo que tem uma grande importância para a historia da humanidade e para entendê-lo devemos analisá-lo em sua perceptiva histórica. O elemento fundamental é a pessoa de Jesus Cristo, cujas referências históricas encontram-se nos Evangelhos ou Novo Testamento. As informações sobre a vida de Jesus e as origens do cristianismo provêm de seus discípulos. A lembrança de suas palavras e ações, transmitidas através dos Evangelhos, mencionam os dias em que Jesus passou na terra. Os discípulos e seguidores de Cristo concluíram que o que ele demonstrava ser, através de sua ressurreição, confirmava a sua natureza divina. (CERRUTI, 1963)
Os evangelistas: Mateus, Marcos, João e Lucas inspiraram-se na linguagem das escrituras ou Bíblia hebraica – chamada pelos cristãos de Antigo Testamento – para compor um relato sobre a realidade de Jesus Cristo. Estes judeus-Cristãos, acreditando ser vontade e ordem de Deus que se unissem para formar uma nova comunidade religiosa, salvadora do povo de Israel, fundaram a primeira igreja em Jerusalém. E hoje, é a religião mais abrangente do mundo, seu número de membros é superior a 1,7 bilhão, distribuídos por todo mundo. (CHAUÍ, 1997).
prof Marcos Bento
Nenhum comentário:
Postar um comentário