sexta-feira, 15 de abril de 2011

O estética no mundo contemporâneo

                O estética no mundo contemporâneo

O objetivo deste texto, como o próprio título já evidencia, é o de comentar a estética no sentido do seu significado e sua adequação no mundo contemporâneo. Mas antes vamos conceituar e contextualizar a estética. Pretendemos esclarecer sobre o enfoque próprio que a estética tomou em nossos dias. Incluímos aqui, todo tipo de estética mercantilizada. Por exemplo, a preocupação contemporânea com a  “estética” dos objetos de consumo.
                Vamos entender o que quer dizer esta palavra estética, é um termo tirado do grego aisthesis = sensação, é criado por Burmgarten como titulo a sua obra A Estética(1750), que tinha como objetivo a analise e a formação do gosto.Geralmente é empregada para denominar aquela parte da filosofia que se ocupa da arte: de sua natureza, princípios, funções e distinção das outras atividades do espírito.
Para entendermos o que este termo é necessário nos remetermos a Charles Sanders Peirce que vai traduzir o estético como tudo aquilo que nos chama atenção ou em outra palavra as aquilo que nos causa desejo e interesse, assim este filosofo nos traz a questão fundamental da estética. hoje   vivemos em um mundo que transpira estética em todas as partes e como isso vem condicionando nossas vidas, nossa escolhas no âmbito da política, economia e da vida social como um todo. Estamos na época da “estética”, hoje tudo precisa, além de ser “útil”, ser estético, belo, encantador, superior a tudo e a todos, mas como isso acontece? Acontece, pois que a mídia e sistema que a rege  “moldaram” nossa maneira de entender o que é estético, exemplo o que nos chama atenção hoje não é o estético, o Belo, de Platão que é o Bem ou de Hegel que trata com um conhecimento das verdades últimas, da natureza profunda das coisas, do Absoluto,  sim o “belo” da “estética” adaptado ao sistema  capitalista, que não importa para que serve, se tem um toque sofisticado e tecnológico e tem um valor atribuído alto é lindo, belo e maravilho.       
Portanto o mundo capitalista tem esta capacidade de dar novos significado a varias questões para o seu processo de fetiche te todas as coisas, e como vimos até mesmo ao estético, devemos então pensar, o que entendemos como estético hoje? E como isso pode manipular nossas escolhas? E como pensar o estético de maneira diferente neste mundo pós-moderno e consumista. Estas são questões  para uma próxima conversa.


prof Marcos Bento Ribeiro
        

  
                                                                                     

2 comentários: